Casa da Música 360º

Casa da Música

Porto

GPS 41.158761, -8.630723

www.casadamusica.pt



A origem da Casa da Música remonta a 1998, com as cidades de Porto e Roterdão escolhidas como Capitais Europeias da Cultura para 2001.

Nascia o projeto arquitetónico de Rem Koolhaas, “um eco fora do comum” que resultou da solução apresentada pelo Office for Metropolitan Atchitecture. Inaugurada oficialmente em abril de 2005, a Casa da Música constitui-se como um ambicioso projeto artístico e cultural, mas também educativo e social, com sede no primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à música. Prossegue a sua missão de celebrar artistas, compositores, músicos, novas e tantas músicas: da clássica ao jazz, do fado à eletrónica, da grande produção internacional a projetos mais experimentais. Hoje é considerada um ícone arquitetónico e cultural inconfundível, de grande projeção internacional. Uma Casa que é palco para tantas formas musicais quantos os ângulos e as cores, intermináveis, que a definem.

“Mediação Cultural: objetos, modelos e públicos", coleção PATRIMÓNIO A NORTE N.º 05, edição Direção Regional de Cultura do Norte (www.culturanorte.gov.pt) com parceria DETALHAR e ARQUITETURA360