Coliseu Porto Ageas 360º
Coliseu Porto Ageas
Rua de Passos Manuel nº137, Porto
GPS 41.146902, -8.605639
“O Jardim Passos Manuel é um dos mais concorridos do Porto pela beleza das suas magníficas fitas cinematográficas de assuntos variadíssimos. (...) Vendem-se mais bilhetes para cada sessão do que os lugares que a casa comporta e, consequentemente, o público numeroso comprime-se sufocantemente, esmaga-se”.
jornal “O Comércio do Porto”, 14 de junho de 1910
Eram estas as palavras escolhidas pelo jornal “O Comércio do Porto” para descrever o Jardim Passos Manuel, que em princípios do século XX ocupava o terreno onde hoje se ergue o Coliseu Porto Ageas. Inaugurado a 17 de março de 1908, o grande complexo de diversões servia de ponto de encontro da sociedade portuense da época. A iniciativa partiu do empresário Luiz Alberto de Faria Guimarães, que por esta altura tinha também ligações com a gerência do então Teatro Príncipe Real, hoje Teatro Sá da Bandeira.
O Jardim Passos Manuel foi um amplo recinto concebido para acolher várias estruturas dedicadas à cultura e ao entretenimento, um lugar com características muito particulares na cidade do Porto, possuindo um cinematógrafo, um “Salão de Inverno, “Salão de Festas”, restaurante com esplanada, palco coreto, uma escola de tiro, um palco de teatro no exterior, quiosques e uma central elétrica destinada a fornecer energia ao recinto.
Durante os primeiros anos de funcionamento, o Jardim Passos Manuel era um local muito frequentado pelas várias camadas da sociedade portuense. Porém, a partir dos anos 30, a atividade começou a diminuir gradualmente, resultando na eventual desativação deste histórico local. Um dos possíveis motivos foi a incapacidade do negócio em se modernizar, não conseguindo evoluir para lá do seu conceito original.
Como consequência, o Jardim Passos Manuel seria demolido em 1938 e em seu lugar nascia o Coliseu do Porto, inaugurado a 19 de dezembro de 1941, que contou com a intervenção de vários arquitetos, entre os quais o Cassiano Branco.
Desde então um dos espaços mais icónicos do Porto, o agora designado Coliseu Porto Ageas é, tal como o seu antecessor, uma das casas de espetáculo mais versáteis da cidade, acolhendo inúmeros eventos que vão da ópera ao bailado e dos grandes concertos ao circo.
“PATRIMÓNIO A NORTE, edição Direção Regional de Cultura do Norte (www.culturanorte.gov.pt) com parceria DETALHAR e ARQUITETURA360