Teatro Sá da Bandeira 360º
Teatro Sá da Bandeira
Rua de Sá da Bandeira nº108, Porto
GPS 41.146805, -8.608901
O Teatro Sá da Bandeira é o centro de espetáculos mais antigo da cidade do Porto. Criado em 1846 pelo espanhol José Toudon Ferrer Catalon, a norte da Rua de Santo António, próximo da Viela da Neta, e batizado de Teatro Circo.
Quando a Câmara Municipal do Porto decide abrir a Rua Nova de Sá da Bandeira, do lado poente do teatro, eliminando a Viela da Neta, o circo deu lugar a uma sala de espetáculos com capacidade para 1.770 lugares. O novo teatro, rebatizado Teatro Circo Príncipe Real, tinha duas portas de entrada: a principal era pela Rua de Santo António (atual 31 de Janeiro) e a secundária que se fazia pela Rua Nova de Sá da Bandeira.
Ao longo dos anos, o Teatro Circo Príncipe Real brindou toda a cidade do Porto com inúmeros espetáculos de renome nacional e internacional, tornando-se num dos ícones da cidade. Com o advento da República em 1910, o Teatro Príncipe Real adota o nome da rua para onde passa a ter a fachada principal, e passa a chamar-se Teatro Sá da Bandeira.
“PATRIMÓNIO A NORTE, edição Direção Regional de Cultura do Norte (www.culturanorte.gov.pt) com parceria DETALHAR e ARQUITETURA360