Centro Português de Fotografia 360º - Porto

Centro Português de Fotografia 360º
Porto
GPS 41.144548, -8.615814
www.cpf.pt


O Centro Português de Fotografia (CPF) foi criado pelo Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de junho e tem sede na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, edifício que só foi ocupado na sua totalidade em 2001, depois de restaurado a adaptado à sua nova função pela equipa dos Arquitetos Eduardo Souto Moura e Humberto Vieira.
Atualmente, o CPF é tutelado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e é sua missão salvaguardar, valorizar e promover o património fotográfico.
Procede ao tratamento arquivístico de espécies e tem vindo a elaborar e implementar instrumentos e sistemas de descrição, pesquisa e acesso aos documentos. Tem também a seu cargo a gestão e continuidade da Coleção Nacional de Fotografia, um conjunto único de documentos fotográficos de elevada importância e interesse nacionais. Mantém ainda um programa anual de exposições temporárias e um Núcleo Museológico permanente, que compreende uma rara e valiosa coleção de câmaras fotográficas. Além de uma biblioteca especializada, que oferece também serviços de consulta e reprodução de espécies, detém uma loja e um serviço de visitas guiadas ao edifício e às exposições.

“Fotografia: instituições, arquivos, projetos e formação", coleção PATRIMÓNIO A NORTE N.º 13, edição Direção Regional de Cultura do Norte (www.culturanorte.gov.pt) com parceria DETALHAR e ARQUITETURA360.

Copyright © 2022 detalhar.pt