Ponte de Arame do Lourido 360º

Ponte de Arame do Lourido 360º
Amarante . Celorico de Bastos
GPS: 41.347660, -7.988488


Tem 55 metros extensão e foi objeto de requalificação. Agora, está como nova com o objetivo de se transformar em “icone turístico” da região. A ponte de arame, com 99 anos, atravessa o rio Tâmega e une os municípios de Celorico de Basto e Amarante.

Ponte de Arame do Lourido, pretende “preservar, dentro do permitido pelo estado de conservação atual da obra, a memória histórica” e, ao mesmo tempo, “tornar-se um ícone turístico, com uma envolvência paisagística que vai atrair muitos visitantes e amantes da natureza, bem como os que gostam de percorrer a Ecopista do Tâmega”, descreve a AMDT.

Edificada em 1926, mas com registos de passagem que remontam ao século XIX, a ponte, com pavimento em madeira, tem apenas 2,5 metros de largura e 55 de extensão entre as duas margens do Tâmega. Segundo a Direção-Geral do Património Cultural, o acesso é feito, tanto pelo lugar de Lourido (margem direita), como por Rebordelo (margem esquerda). Explica-se ainda que “partindo de Lourido (freguesia de Arnoia), junto à estação dos caminhos de ferro da extinta Linha do Tâmega, uma placa, Ponte de Arame, à esquerda, passando pela capelinha, escola primária no acesso empedrado à Quinta da Escomoeira; a estrada rural, tanto empedrada como em terra, entre vinha cultivada e também na floresta, até à altitude mais baixa do percurso; partindo da freguesia de Rebordelo, por um trilho rural íngreme na floresta desce-se pela margem do Tâmega”.